terça-feira, 22 de setembro de 2015

Três cinzentas translações

fonte: weheartit

Querida Maria do 9ºano,
Está a começar o ano letivo e por isso sei que sentes aquele nervoso pequenino no fundo do teu estômago.
Não te vou dizer que três anos depois as inseguranças desaparecem como que se fossem varridas por uma vassoura de confiança, mas vou te dizer que ficam ligeiramente mais ténues.
Dizem que a idade dá sabedoria. Sabedoria não sei atestar se dá ou não porque três anos depois há gente que estagnou e outra que regrediu, mas sem dúvida alguma que existe um redistribuição da quantidade de paciência. Digo redistribuição pois não sei precisar se a quantidade se altera ou se simplesmente é organizada e utilizada de forma mais inteligente e rentável.
Se apenas te pudesse dar um conselho seria: tem calma, respira! 
Sei o quão frustrante é ouvir estas três palavras, sei o quanto elas nos tiram do sério mas acho que é tudo o que podes fazer. Pelo menos seria tudo o que eu faria se pudesse estar aí outra vez.
Vai com calma, não te chateies tanto com coisas sem importância. És superior a muitas das lutas que tens pela frente. Tem calma no que toca à escola, às notas e, principalmente, ao futuro. Sei que o nosso elevado grau de perfecionismo e as nossas numerosas e gigantescas expetativas tornam a tarefa bem mais difícil, porém será algo que te poupará, a longo prazo, muitos daqueles nossos ataques de nervos.
Não vim até aqui apenas para te dar um conselho, por isso aqui vai outro: considera a existência do cinzento, do não linear e do meio-termo. Nem tudo é branco e preto, nem tão linear como julgas. Nem tudo, ou nada mesmo, é absoluto. Não coloques limites tão severos ou permanentes, considera outras opções mas não vás contra aquilo em que acreditas.
Existe sempre mudança! E as coisas mudaram muito. O mundo dá muitas voltas e bastaram três voltas ao Sol para que a nossa pessoa tivesse a oportunidade de considerar a existência do cinzento. Para alguém como nós a existência do não absoluto, do incerto, do estranho ou do "nunca na vida" posto em prática vem ameaçar aquilo pelo qual temos vindo a trabalhar para termos um pouco de descanso: um plano bem definido. Durante estas três translações o nosso tão belo e bem definido plano foi destruído. Admirada? Ah pois, agora não passamos de mais uma aluna do 12º ano perdida da vida.
Por favor, não entres em pânico, mas relaxa, nós estamos bem! A presença do cinzento pode ter abalado a nossa zona de conforto mas não há mal porque dentro dela não acontece nada de mal mas também não acontece nada de bom ou de marcante. O reconhecimento do cinzento abriu portas à incerteza que nos deu asas para ponderar outras opções. Deu-nos asas para voar para além daquilo que achamos que queremos, deixando-nos vislumbrar tudo aquilo que podemos vir a querer se nos permitirmos arriscar e considerar o desconhecido; partir para a aventura.
Não te desgastes demasiado a pensar em coisas que te ultrapassam. Não penses tanto no futuro. Não percas tempo com aquilo que te atrasa, usa o teu tempo a melhorar-te enquanto pessoa.
Melhora-te enquanto estudante mas dá uma atenção especial ao teu melhoramento pessoal. Não vais ser para sempre estudante, mas serás sempre uma pessoa, não te esqueças disso. Ser um óptimo aluno mas uma pessoa vazia não traz felicidade, nem sucesso.
Rodeia-te de pessoas que te valorizem, que te acrescentem algo. Não deixes que ninguém te faça pensar que precisas de alguém que te complete. Tu é que tens de te completar, os outros que te transbordem! Mas só se forem dignos disso.
E por último, mas não menos importante: diverte-te! Aproveita enquanto podes.
Como três translações mudam tanto!
mj

6 comentários:

  1. Tens de atualizar o teu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      Posso pedir para revelares a tua identidade? Apenas por curiosidade.
      Peço desculpa pela minha ausência mas isto não tem sido fácil.

      Eliminar
  2. Hi there!
    Sorry for taking this long to reply but I have been busy.
    Thank you so much for you really kind comment! Glad you like the content of my blog.
    I will make sure to visit yours!
    I hope you are ok!

    ResponderEliminar