segunda-feira, 7 de julho de 2014

Capazes de mudar o mundo.

fonte: weheartit
Palavras. Palavras são armas poderosas, capazes de virar o mundo do avesso, caso haja alguém suficientemente corajoso para as colocar no mundo, neste mundo estranho que rapidamente julga qualquer um que seja sincero. Alguém corajoso o suficiente para as pronunciar bem alto, ou apenas para quem quiser ouvir, de pulmões cheios num grito, ou num sussuro apaixonado.
As palavras podem despoletar guerras, mas também são capazes de tocar e derreter os corações mais frios e distantes. As palavras são amor, pedaços de nós, pedaços de vida.
As palavras são melodias, mas apenas algumas. Outras são gritos de desespero ou pedidos de ajuda. E sei que algures neste mundo singelas palavras unidas formam uma apaixonada declaração de amor, ou um pedido de casamento.
Estes conjuntos de sílabas não respiram, mas têm o coração de quem as diz ou escreve, têm alma, beleza e sentimento. E aquilo que tem coração e sentimentos merece ser tratado com respeito e cuidado. É isso que as palavras exigem: cuidado, respeito e amor. Estas não devem ser usadas em vão, nem subestimadas, pois são elas que movem o mundo; conseguindo partir corações, esboçar sorrisos, mudar vidas, clarear o céu.
Nós somos feitos de palavras, de ideias vagas feitas destas ligações de sílabas. Elas são vida, são sinónimo de liberdade, de mudança.
Quem não as souber valorizar, não as merece; nem as poderá utilizar honradamente.
Continuamente, as palavras têm sido maltratadas, sendo usadas em vão e levianamente, como se não tivessem qualquer importância.
Ainda há, felizmente, quem lhe dê atenção, há ainda quem veja nelas a importância e o poder que possuem, há ainda quem as saiba sentir e entender, que sofra por elas.
Dizem que há quem tenha o dom da palavra e eu não nego que existam indivíduos com especial talento para misturar e conjugar as palavras, mas para criar um belo poema ou um texto inesquecível não é apenas necessária aptidão ou jeito. É essencial que exista inspiração, mas para esta existir é necessário sentimento e sem dúvida respeito, respeito pelo que se escreve, pelo que se sente, por cada palavra que se traz ao mundo novamente.
Se há algo que faz falta nos dias de hoje é sentimento. Expressarmos os nossos sentimentos, abrirmos os nossos corações. Cada vez menos se dá valor às palavras, como se elas fossem demasiado pequenas e por isso insignifcantes, incapazes de provocar a mudança. Mas as pessoas esquecem as coisas demasiado rápido. Esquecem que mais corações foram partidos por palavras do que por armas de fogo e que provavelmente mais sorriso foram desenhados nos rostos de estranhos por um simples "bom dia" sentido, acompanhado por um sorriso verdadeiro do que por jóias ou por um carro novo.
As palavras mudarão o nosso mundo, tal como até agora fizeram.
Maria João.

fonte: weheartit

Sem comentários:

Enviar um comentário